Fundamentos do SEO

Entenda o que é SEO e como funciona a Pesquisa Google

O que é SEO e como funciona a Pesquisa Google

A otimização para mecanismos de busca (SEO) é o processo de aumentar a visibilidade de páginas de site nos mecanismos de pesquisa para atrair tráfego mais relevante. Conforme a documentação oficial do Google, SEO tem como objetivo ajudar os mecanismos de pesquisa a entender o conteúdo e auxiliar os usuários a encontrar o site e decidir se devem ou não acessá-lo usando um mecanismo de pesquisa. Não se trata apenas de manipular algoritmos, mas sim de garantir que as pessoas certas vejam o conteúdo ao torná-lo compatível com a pesquisa.

O Google é um mecanismo de pesquisa totalmente automatizado que utiliza programas chamados rastreadores para explorar a web constantemente em busca de páginas para adicionar ao seu índice. A Pesquisa Google funciona em três estágios principais: rastreamento, indexação e exibição dos resultados. No rastreamento, o Google faz o download de textos, imagens e vídeos de páginas encontradas na internet com programas automatizados chamados rastreadores. A primeira etapa é descobrir quais páginas existem na web, já que não há um registro central de todas elas. O Google precisa buscar páginas novas e atualizadas constantemente para adicionar à própria lista de páginas conhecidas, um processo chamado de "descoberta de URL".

Os três estágios da Pesquisa Google

Na indexação, o Google analisa os arquivos de texto, imagens e vídeo na página e armazena as informações no índice do Google, que é um grande banco de dados. Durante este processo, o Google tenta entender do que se trata a página, analisando o conteúdo, imagens e outros arquivos de mídia. Quando um usuário faz uma pesquisa, o Google retorna informações relevantes para a consulta dele, apresentando os resultados mais úteis e confiáveis disponíveis.

Os Fundamentos da Pesquisa descrevem os elementos mais importantes que qualificam um site para aparecer na Pesquisa Google. Embora não haja garantia de que um site específico será adicionado ao índice do Google, os sites que seguem os Fundamentos da Pesquisa têm mais chances de aparecer nos resultados. É importante observar que o Google não aceita pagamentos para rastrear um site com mais frequência nem para atribuir a ele uma classificação mais alta. Se alguém disser o contrário, essa informação estará errada.

Importância do SEO para visibilidade online

Uma coisa é certa: não há custos financeiros para exibir uma página nos resultados da Pesquisa Google. Se a página obedece aos requisitos técnicos mínimos, ela se qualifica para ser indexada pela Pesquisa Google. No entanto, nem todas as páginas que obedecem aos requisitos são indexadas pelo Google, pois a indexação não é garantida.

Toda mudança leva algum tempo para ser refletida no Google. Algumas mudanças podem levar algumas horas, enquanto outras podem demorar vários meses. Em geral, é recomendável aguardar algumas semanas para avaliar se o trabalho teve efeitos benéficos nos resultados da pesquisa do Google. Vale lembrar que nem todas as mudanças feitas no site vão causar um impacto perceptível nos resultados da pesquisa.

Rastreamento: como o Google encontra seu conteúdo

A primeira etapa é descobrir quais páginas existem na web, já que não há um registro central de todas elas. O Google precisa buscar páginas novas e atualizadas constantemente para adicionar à própria lista de páginas conhecidas, um processo chamado de "descoberta de URL". O Google encontra páginas principalmente por links de outras páginas que já foram rastreadas. Em muitos casos, esses são outros sites com links para suas páginas. Outros sites com links para você é algo que acontece naturalmente com o tempo.

Além disso, você também pode promover seu site para incentivar as pessoas a descobrir seu conteúdo. Para facilitar ainda mais o processo de rastreamento, é possível enviar um sitemap, que é um arquivo com todos os URLs do site que são importantes. Alguns sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS) podem até fazer isso automaticamente.

Indexação: como o Google entende seu conteúdo

Durante a indexação, o Google analisa os arquivos de texto, imagens e vídeo na página e armazena as informações no índice do Google, que é um grande banco de dados. O Google tenta entender do que se trata a página, analisando o conteúdo, imagens e outros arquivos de mídia. É importante que o conteúdo seja claro, bem estruturado e relevante para que o Google possa entendê-lo corretamente.

Exibição dos resultados: como o Google apresenta seu site

Quando um usuário faz uma pesquisa, o Google retorna informações relevantes para a consulta dele, apresentando os resultados mais úteis e confiáveis disponíveis. O algoritmo do Google considera diversos fatores para determinar quais resultados mostrar e em qual ordem, incluindo a relevância do conteúdo, a autoridade do site, a experiência do usuário, entre outros.